topo_educacaoSlide thumbnail

Educação de Qualidade

A educação é o princípio de tudo. É através dela e só com ela que crianças e jovens vão descobrir e conquistar seu espaço na sociedade.  Por isso, precisamos de uma escola pública de qualidade com infraestrutura, biblioteca, aulas de informática, oficinas culturais, plano de aulas atualizado, merenda reforçada e corpo docente cada vez mais qualificado.

Não se pode negar que a educação brasileira teve inúmeros avanços ao longo do tempo, mas está longe de ser o ideal. Ainda encontramos salas de aula lotadas, alunos sem merenda, sem material escolar, sem professores, sem infraestrutura. Ou seja, sem a mínima condição de aprendizado.

Mas quem é o responsável pelo caos na educação brasileira? Quem responde pelos baixos índices de aproveitamento dos alunos? A resposta é: NINGUÉM. Isso mesmo. NINGUÉM. E é aí que entra a Lei de Responsabilidade Educacional. Um Projeto de Lei, que tramita no Congresso Nacional desde 2006, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação através da responsabilização dos gestores públicos.

Pensando nisso, o deputado Bacelar aceitou a missão de ser relator na Comissão Especial que analisa o tema. E tem trabalhado duro para que a lei seja aprovada o quanto antes. A Lei de Responsabilidade Educacional, segundo ele, tem mais caráter educativo do que punitivo e tem como objetivo fazer com que os gestores públicos façam um planejamento e cumpram as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014.

E as lutas em favor da educação não param por aí. A valorização do magistério também é uma vertente defendida por Bacelar. Os professores são os Mestres do Saber, sempre dispostos a orientar o aluno e dividir conhecimentos. Não é por acaso que a grande maioria de nós guarda na memória e no coração os professores que nos identificamos, desde a primeira escola. Eles nos motivam a transformar a realidade, a modificar o mundo que pode ser melhor com a nossa participação.

Estamos atentos e trabalhando em defesa de uma melhor educação para todos.