topo_banner_3Slide thumbnail

O que os candidatos eleitos podem fazer pela Educação Infantil?

Compartilhe com amigos

Por Bacelar para o Mais Região

Encerradas as eleições para prefeitos e vereadores, vem a pergunta: o que os recém-eleitos podem fazer pela Educação em seus municípios?

A verdade é que muita coisa pode ser feita no âmbito municipal, começando pela consulta aos professores, coordenadores e diretores escolares sobre as necessidades específicas da Educação Infantil, para que sejam atendidas.

Em minhas pesquisas sobre o assunto, encontrei, no blog das coordenadoras pedagógicas, a sugestão de algumas medidas simples e práticas, que podem ser tomadas na maioria dos municípios brasileiros e farão muita diferença.

Espaço e materiais – Precisamos de salas de aula amplas, pátio, parque e refeitório que promovam a interação e favoreçam as crianças. Bebês precisam de local arejado e saudável no interior das creches; materiais e brinquedos devem ser sempre renovados. Investir em um projeto arquitetônico adequado à convivência de tantas crianças é fundamental e cabe às prefeituras.

Coordenadores e diretores – É essencial que estes profissionais façam parte do quadro de funcionários da rede, sem indicação política ou apadrinhamento. Um bom plano de carreira do magistério, nas redes municipais, pode assegurar um processo claro, que selecione bons professores, com perfil de liderança.

Equipe técnica da Secretaria de Educação – É importante ter uma equipe que sustente o trabalho pedagógico da rede, fazendo a formação dos gestores, subsidiando os coordenadores no planejamento dos horários de trabalho pedagógicos coletivos (HTPC) e os diretores nos projetos institucionais, assegurando a reflexão e o aperfeiçoamento do currículo do município frente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Jornada dos docentes – O ideal é que os professores trabalhem em apenas uma unidade escolar, tenham um tempo semanal de 4 a 6 horas de formação coletiva com seus pares e o momento de planejamento individual.

Claro, muitas outras medidas são importantes, como assegurar a qualidade da merenda e do transporte escolar, principalmente nos municípios mais pobres e com maior área rural. E todos nós, como eleitores, precisamos fazer o nosso papel: trabalhar e cobrar das autoridades, para melhorar a Educação em nosso município!

Compartilhe com amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *