topo-novoSlide thumbnail

Bacelar defende manutenção da aposentadoria especial para professores

Compartilhe com amigos

Em meio às discussões sobre a Reforma Previdenciária, na Câmara, o deputado federal Bacelar (PTN-BA) defendeu a manutenção da aposentadoria especial para professores. Pela proposta do governo, os docentes se aposentarão com o mesmo tempo de serviço dos demais trabalhadores. Até agora, a carreira tinha regras especiais por se tratar de atividade que provoca alto desgaste físico e mental.

O parlamentar ressaltou o papel do profissional na formação do cidadão. “O professor é promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, além de fonte de motivação para o aluno. A profissão é uma das mais desgastantes e que levam a doenças relacionadas ao esgotamento emocional”, pontuou.

Membro da Comissão de Educação e relator da Lei de Responsabilidade Educacional, Bacelar entende que a valorização do professor reflete diretamente na melhoria da qualidade da educação. “Sob o ponto de vista jurídico, muito se poderá debater sobre a isonomia do professor com as demais profissões. Porém, do ponto de vista educativo, a questão é: qual será o impacto dos professores terem que permanecer mais tempo na sala de aula à espera da aposentadoria? ”, questionou.

Para o deputado baiano, “o governo pensa somente no lado financeiro da questão, mas as mudanças podem ampliar o número de educadores doentes”.

Compartilhe com amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *