Em meio às discussões sobre a Reforma Previdenciária, na Câmara, o deputado federal Bacelar (PTN-BA) defendeu a manutenção da aposentadoria especial para professores. Pela proposta do governo, os docentes se aposentarão com o mesmo tempo de serviço dos demais trabalhadores. Até agora, a carreira tinha regras especiais por se tratar de atividade que provoca alto desgaste físico e mental.

O parlamentar ressaltou o papel do profissional na formação do cidadão. “O professor é promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, além de fonte de motivação para o aluno. A profissão é uma das mais desgastantes e que levam a doenças relacionadas ao esgotamento emocional”, pontuou.

Membro da Comissão de Educação e relator da Lei de Responsabilidade Educacional, Bacelar entende que a valorização do professor reflete diretamente na melhoria da qualidade da educação. “Sob o ponto de vista jurídico, muito se poderá debater sobre a isonomia do professor com as demais profissões. Porém, do ponto de vista educativo, a questão é: qual será o impacto dos professores terem que permanecer mais tempo na sala de aula à espera da aposentadoria? ”, questionou.

Para o deputado baiano, “o governo pensa somente no lado financeiro da questão, mas as mudanças podem ampliar o número de educadores doentes”.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




Deixe uma resposta

Fechar Menu