Bacelar diz que existe consenso em tornar o Fundeb constitucional

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que debate a proposta de tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
( Fundeb) realizou a terceira audiência pública, na terça-feira (28). Os parlamentares ouviram o especialista em gestão de políticas públicas, Carlos Abicalil, a presidente do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Jaqueline Pasuch, e o economista e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Ricardo Paes de Barros.

O presidente da comissão, deputado federal Bacelar (Podemos-BA), avaliou o ciclo de debates como positivo e disse que já existe consenso na necessidade de transformar o Fundeb em um fundo constitucional, para garantir o financiamento do ensino nos estados e municípios.

“Todos admitem como primordial que o Fundeb deixe de ser uma política temporária e entre definitivamente na Constituição, e que o governo federal invista mais. Hoje, a União entra com 10% dos recursos. A princípio, a proposta é aumentar essa participação para 15%, que aumentaria em 1,5%, a cada ano, até chegar a um teto de 30%. Queremos colocar a PEC em votação no início do segundo semestre”, explicou Bacelar.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




Deixe uma resposta

Endereço em Salvador

Salvador – BA
Fone – 55 71 3021-1919
[email protected]
AV. Tancredo Neves, 620
Condominio Mundo Plaza
Salas 1910 – 1911
CEP 41820-020

Endereço em Brasília

Brasilia – DF
Fone – 55 61 3215-5381
[email protected]
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados, Anexo III
Gabinete 381
CEP 70160-900

Fechar Menu