Atendendo ao pedido do deputado Bacelar (Podemos-BA), a Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 15, a partir das 9h30min, no plenário da Casa, a Comissão Geral que vai debater as questões das universidades públicas, institutos federais e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

As ameaças do governo ao ensino superior e o contingenciamento orçamentário motivaram o líder do Podemos na Bahia a levantar o debate em plenário. “O CNPq não pode ter seu orçamento reduzido, a ponto de pesquisadores precisarem interromper os seus trabalhos. A situação é grave e merece todo o nosso cuidado, empenho e atenção”, reclama o parlamentar.

Bacelar defende ainda o caráter público e a gratuidade das universidades e instituições federais. O parlamentar se mostra preocupado com o programa Future-se que, segundo ele, é mal estruturado e ameaça a autonomia universitária. “O programa traz grande preocupação, pois não esclarece como será a realidade das Universidades aderirem ao Future-se e tampouco das que não fizerem adesão” finalizou.

Future-se
O Future-se foi apresentado pelo atual ministro da Educação, Abraham Weintraub, em julho, para reitores de universidades federais como um programa que dá mais autonomia financeira para as instituições de ensino. A ideia do programa é estimular captação de recursos próprios pelas instituições com doações e parcerias com empresas privadas. Durante a apresentação do programa, o governo garantiu a manutenção das verbas públicas para as universidades e o Future-se seria um complemento. Esse dinheiro chegaria até as universidades via OS (Organizações Sociais), uma figura jurídica que existe por meio da lei 9.637, desde 1998.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

Fechar Menu