Para estreitar a cooperação turística bilateral entre Brasil e China, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado federal Bacelar (Podemos/BA), se reuniu virtualmente, nesta quarta-feira (11/05), com o embaixador Wanming Yang. O ministro Conselheiro da China Shu Jianping também participou do encontro.

Várias medidas foram discutidas, entre elas, a isenção de vistos para turistas chineses e a promoção dos dois países. A China é responsável pela emissão de 150 milhões de turistas para o mundo, 70 mil escolhem o Brasil. É o principal destino dos chineses na América Latina. Por outro lado, 90 mil brasileiros visitam a China, por ano. É o segundo país asiático mais procurado. Perde apenas para o Japão. Para o embaixador, os números são resultado da divulgação entre as duas culturas. “O Brasil é parceiro estratégico da China não só na América Latina como no mundo e aprofundar a cooperação no setor turístico. A distância geográfica não impede o intercâmbio entre os nossos povos que têm contribuído para o crescimento dos dois países”, afirmou Wanming Yang.

Outro ponto abordado foi uma futura parceria entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Nacional Popular da China. A intenção é que as duas casas legislativas trabalhem, juntas, na promoção do turismo bilateral. Na avaliação de Bacelar, a proposta é essencial, principalmente, para a retomada do setor no período pós-pandemia. “Sempre tivemos muito respeito pela China e queremos estreitar laços, trocar experiências e fazer este intercâmbio cultural e político. Será importante para todos” afirmou.

Bacelar acredita que a cooperação Brasil-China vai aumentar o fluxo de turistas chineses no país, movimentar a economia e disseminar a cultura brasileira no mundo. “A China é importante pra nós. Tanto do ponto de vista econômico quanto turístico. São nossos parceiros, importadores e têm um carinho especial por nós. A isenção do visto, a cooperação bilateral e o trabalho entre as Casas Legislativas só vão estreitar nossos laços. Tenho certeza de que será muito bom para o Brasil” elogiou o presidente da CTur.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta