As principais escolas de sucesso investem no próprio contexto criando mecanismos para que os alunos se sintam bem e tenham saúde emocional para garantir o bom desempenho intelectual. Assim, eles podem ser cidadãos legítimos e contribuir com a sociedade. A constatação é de um reconhecido pesquisador inglês que coordena estudo em 20 países para diagnosticar os motivos que levaram essas escolas a atingir bons resultados.

Cristopher Day pesquisa sobre gestão nas escolas considerando a situação de cada uma delas, o contexto onde estão inseridas, a consistente relação com os pais mesmo que eles resistam, a aliança com os alunos e a ligação direta e de confiança entre direção e professores.

Ele descobriu ainda que uma boa alternativa é conseguir o comprometimento dos diretores, que pelo fato de permanecerem na mesma escola durante anos, passam a impressão real que mantém interesse pela comunidade e investem pesado no trabalho para colher melhores resultados.

Professores inquietos que sempre procuram novos desafios e maneiras de desenvolver melhor os estudantes terminam também atraindo os pais para o universo que os filhos vivenciam na escola.

Os professores da pesquisa também criaram um método em que discutem as estratégias de ensino, as alternativas mais prazerosas de repassar o currículo aos alunos; tudo através de um grupo onde tiram as dúvidas, trocam experiências mútuas e os que apresentam maior dificuldade encontram em quem se apoiar.

Já os diretores decidiram sair de trás das mesas para dar uma aula, estimulando a turma e mostrando aos professores as prioridades, sugerindo os assuntos que eles poderiam trabalhar mais, gerando um clima ameno, de companheirismo, aberto às sugestões e constante colaboração.

Nas pesquisas ficou evidente que é o professor o elo mais importante junto com o currículo e a tecnologia para traduzir de forma efetiva e eficiente a melhor maneira de ensinar. Entendemos que a combinação de todas essas estratégias com a realidade nossa de cada dia pode ser um trunfo a mais para assegurarmos um modelo interessante e atrativo para melhorar o desempenho de nossos jovens da rede municipal de ensino.

Fonte: politicalivre.com.br

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta