por João Carlos Bacelar

Se o estudante chega de mochila nas costas tagarelando sobre as novidades das férias com o professor a volta às aulas não é diferente. São muitas as impressões que ficam em sua mente, como os instantes sugados pelo merecido relaxamento do recesso escolar mas a cada ano novos conteúdos e dinâmicas seguem junto com eles em direção às novas turmas. São esses profissionais que se sensibilizam com os olhos ávidos por sabedoria que só eles detectam nos alunos, que comandam com delicadeza e propriedade uma classe e que não se cansam nunca de continuar a aprender.

Para citar nossa colega Hercia Azevedo são os professores em exercício os verdadeiros cientistas do cotidiano. Precisamos sempre dar as boas vindas aos docentes, é com eles que podemos contar na prática para alcançarmos uma educação de qualidade. O time que temos na Secretaria Municipal de Educação é o mesmo. Afinal time que está ganhando não se mexe. Revertemos a tendência de queda no aprendizado e com as novas medidas que estamos adotando certamente vamos conquistar melhores resultados. Nessa árdua escalada tornou-se imprescindível a colaboração dessa valorosa equipe que mantemos unida e obstinada em fazer cada vez melhor.

Os professores são seres que cultivam grandes ambições em torno de seu público-alvo mas não esquecem de curtir os pequenos prazeres diários. O que dizer da felicidade do mestre quando percebe que um novo assunto foi absorvido pela turma com entusiasmo? Que conseguiu que os alunos alcançassem o status de serem mais questionadores, mais curiosos e buscassem mais a leitura, por exemplo? O professor é referência sim e tem o dom de conquistar a confiança do aluno por isso valorizamos a categoria em cursos de capacitação, plano de cargos e salários e estudamos a premiação por desempenho. Uma conta simples: investir no professor é investir no resultado.

O planejamento pedagógico, as dificuldades do exercício democrático, a discussão do currículo e tantas outras questões fundamentais impulsionam a gestão a ouvir os professores e entender de perto como interferir de uma forma mais eficiente e produtiva na rotina das salas de aula.

Desejamos nesse início de ano letivo que todos nós possamos nos apropriar dos saberes colocados na vitrine de nossa existência. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, trilhe novos caminhos, ouse mais e possa transformar ainda mais vidas.

Sucesso a todos nossos professores, alunos, diretores, coordenadores, auxiliares; que cada um, de seu lado, busque aperfeiçoar suas práticas profissionais e alie tudo isso ao abnegado coração que todo trabalhador em educação mantém vibrando no peito em prol de uma educação pública e de qualidade para todos.

Fonte: politicalivre.com.br

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta