Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, e do presidente da Embratur, Carlos Brito, o presidente da comissão de Turismo da Câmara, deputado federal Bacelar (Podemos/BA), participou da solenidade de abertura da 48ª ABAV Expo & Collab, realizada nesta quarta-feira (6/10) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

Ao destacar a importância do turismo para recuperar a economia brasileira, Bacelar afirmou que a preparação, capacitação e fortalecimento do trade são pontos essenciais para a retomada do setor. “Nos 2 últimos anos, a feira reuniu mais de 50 mil visitantes. O maior evento de turismo da América Latina é uma grande oportunidade para estabelecer contatos com profissionais do Brasil e para negócios e networking.É importante que todo o trade do esteja reunido para capacitar, valorizar, integrar e estimular ações entre os segmentos.” declarou. 

O presidente exaltou a atuação do Legislativo em defesa do turismo. Entre as propostas que tramitam no Congresso Nacional e que poderão beneficiar a atividade, o parlamentar citou projeto de lei que reestrutura e atualiza o papel de financiador e de avalizador dos investimentos produtivos no setor, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O PL foi elaborado pelos membros da comissão e tramita em regime de urgência, ou seja, será votado direto pelo plenário da Casa.  

Bacelar também ressaltou o projeto de Lei 4219/20, batizado de Lei Moraes Moreira, de sua autoria, que cria um auxílio emergencial para os trabalhadores do Carnaval e São João, afetados diretamente pela pandemia. Pelo texto, serão destinados R$ 3 bilhões de reais. Outra proposição que, se aprovada, terá impacto imediato na dinamização do setor de turismo é o PL a 442/91, que cria o marco regulatório dos jogos no Brasil.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, também esteve presente no evento e  divulgou o projeto ‘Viva Turismo Bahia’,  plano de retomada das atividades no setor. O objetivo é o fortalecimento da promoção dos atrativos do estado, em grandes exposições, que inclui a segurança sanitária, capacitação e infraestrutura. “Estamos todos confiantes que a retomada das atividades turísticas irá trazer ótimos resultados. Para nossa satisfação, o destino Bahia já é o mais procurado pelos brasileiros”, declarou o secretário. 

Para a presidente da Abav, Magda Nassar,  “esse é um momento histórico, porque o turismo voltou, com o retorno do maior evento do setor na América Latina”. 

Esta é uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina e reúne mais de dois mil expositores de todos os segmentos. Promovido pela ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o encontro acontece de maneira híbrida, ou seja on-line e presencial, e segue até o dia 8 de outubro.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta