O deputado federal Bacelar (Podemos/BA) foi escolhido para coordenar a região Nordeste da Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador da Economia Informal, lançada virtualmente na noite desta segunda (26). Composta por representantes de todas as regiões do país, a frente será presidida pelo deputado federal Vicentinho (PT-SP), e tem como objetivo articular, elaborar e criar políticas públicas que beneficiem os comerciantes que trabalham nas ruas. 

Bacelar ressalta que a ausência de uma legislação específica para ambulantes, feirantes e camelôs os coloca em vulnerabilidade e suscetíveis a ação truculenta do estado. Em sua avaliação, esta é a oportunidade de regulamentar as categorias e garantir melhores condições de trabalho para milhares de pessoas que dependem, exclusivamente, da economia informal para sobreviver. “Não é raro ver, nas redes sociais, depoimentos, vídeos, de pessoas sendo agredidas ou tendo suas mercadorias recolhidas por agentes públicos. São trabalhadores e merecem respeito” afirmou. 

O parlamentar frisou ainda que os efeitos da pandemia têm recaído principalmente sobre a categoria que já era precarizada. “Os camelôs, ambulantes sempre foram marginalizados. A covid-19 foi mais um motivo de estresse que sempre foi vista como um problema para segurança pública. Essa estigmatização precisa ter um fim” completou.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta