Podemos, Rede e PTC já estão pensando em Salvador para 2021. Para isso, os líderes e pré-candidatos à prefeitura Bacelar (Podemos), Magno Lavigne (Rede) e o presidente estadual do PTC, Rivailton Veloso conversaram com um time de especialistas em economia, cultura, saúde, assistência social, segurança e educação. O seminário “Discutindo Salvador”, realizado na última sexta-feira (17), contou com a participação de Jorge Melguizo, principal formulador de políticas públicas que transformaram a cidade colombiana de Medellín em um case mundial.

Em sua gestão como secretário da Cultura Cidadã, de 2005 a 2009, e do Desenvolvimento Social, entre 2009 e 2010, os casos de homicídio baixaram de 382 para 39 para cem mil habitantes. Como resultado, a violência na região, hoje, é 95% menor do que era há 20 anos. Sua intervenção, algo que ele explica em palestras pelo mundo, se deu com 90% de ações culturais. “Isso é completamente aplicável em Salvador. Uma cidade culturalmente e historicamente rica e isso precisa ser explorado. Não podemos apenas mostrar o axé. A capital baiana tem muito a ser mostrado para a própria população. Educação, cultura e lazer ajudam um povo” afirmou.

Sobre o que foi discutido no seminário, Bacelar disse: “O sucesso das políticas públicas de segurança dependem mais desse trabalho de educação, lazer, cultura e assistência social do que de um estado policialesco, que apenas institucionalista o racismo e traça claros territórios segregatórios que fomentam a desigualdade social. O trabalho de Jorge comprovou isso”.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta