O líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Bacelar (PV/BA) solicitou ao presidente da Casa Arthur Lira (PP/AL) a criação de uma Comissão externa para auxiliar nas buscas do indigenista Bruno Araújo Pereira e de Dom Phillips, jornalista do jornal britânico The Guardian, desaparecidos no último domingo (5) na região do Vale do Javari.  O requerimento, que ganhou o apoio de outros partidos políticos, segue para aprovação em plenário e tem como objetivo contribuir com as investigações no próprio local.  

Na avaliação do deputado Bacelar, o governo Bolsonaro tem minimizado a situação e atuação do Legislativo será importante para evitar que outros casos, como este, aconteçam. “O Vale do Javari fica na fronteira e, por isso, é conhecida pelo garimpo ilegal e pela exploração clandestina de recursos dentro de terras indígenas. A ONU e entidades internacionais já fizeram recomendações sobre invasões indevidas e pediram providências do estado brasileiro”, comenta Bacelar. 

Acompanhado do brasileiro, Dom Phillips estava na região para apurar denúncias de supostos crimes cometidos contra o meio ambiente e, também, para entrevistar indígenas como parte da pesquisa de um livro. Após dois dias em campo, os homens deveriam retornar à cidade Atalaia do Norte, mas não foram mais vistos. 

O Vale do Javari abrange municípios como Atalaia do Norte e Tabatinga, região de grandes disputas entre garimpeiros, indígenas e ribeirinhas. Há anos o local é alvo de disputas de facções criminosas e de atividades clandestinas como garimpo, extração ilegal de madeira e de bens das terras indígenas. 

Perseguição a servidores

 

Bruno Pereira foi exonerado da Fundação Nacional do Índio – Funai, do cargo de Coordenador-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato, no primeiro ano de governo Bolsonaro. Seu trabalho consistia em fiscalizar a retirada de bens das terras Indígenas do Vale do Javari. Após atuar numa operação que, em 2019, destruiu mais de 60 balsas de garimpo ilegal o servidor passou a ser perseguido politicamente dentro do órgão. 

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta