Visto como um dos parlamentares mais influentes no Congresso na área da educação, o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) recebeu, na terça-feira (8), em Brasília, os diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Rodrigo de Paula e Adércia Hostine. Na pauta, o piso salarial dos professores da rede privada de ensino.


Bacelar é o relator da proposta que determina que o professor da educação básica de escola particular, com formação em nível médio, deverá ganhar, no mínimo, R$ 1.567,00  por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.  A Contee quer sugerir ajustes na matéria, com o objetivo de evitar prejuízos para a categoria. “O projeto é de extrema importância para a nossa luta, mas queremos assegurar que o salário dos docentes não irá sofrer perdas”, argumentou Rodrigo de Paula. “As ponderações são pertinentes. Vamos avaliar a situação para, juntos, construirmos um texto que não prejudique a categoria. Afinal, nossos professores, independente se forem de escola pública ou privada, precisam ser valorizados e reconhecidos”, prometeu o deputado.

O parecer pela admissibilidade da proposta estava prestes a ser votado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, mas foi retirado da pauta a pedido do relator. A confederação se propôs a apresentar um estudo sobre a média salarial dos docentes da rede particular de todo Brasil, para auxiliar na elaboração do substitutivo. “Com esse material será possível ter uma visão ampla e completa da realidade de cada estado. Vamos tentar buscar uma alternativa para todo o país”, completou Bacelar. O parlamentar do Podemos e os dirigentes da Contee aderiram ao Movimento pela Aposentadoria dos Professores, que já soma 20 mil apoiadores, em protesto contra a retirada de direitos dos trabalhadores na reforma da Previdência.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




Deixe uma resposta

Fechar Menu