Festa do Senhor do Bonfim

A Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim de 2020, em Salvador, um dos eventos religiosos mais importantes da Bahia, espera atrair cerca de 2 milhões de pessoas. O evento será realizado em 16 de janeiro e faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações entre os dias 9 e 19 de janeiro

O festejo é a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas. Dessa forma, acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Festa do Senhor do Bonfim: Tema e lema

O deputado Bacelar (Podemos-BA) explica que a festa tem um tema e um lema. Este ano o tema é “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. Enquanto o lema é “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.

“Como é fácil observar, a Festa do Senhor do Bonfim tem forte apelo religioso, justamente o que move os baianos e os visitantes, do país e do exterior, a participar tão entusiasticamente das solenidades”, comentou o parlamentar.

Sincretismo

O ato da Lavagem reúne representantes do catolicismo, candomblé, espiritismo e protestantismo. Dessa maneira é que se revela mais uma solenidade religiosa marcante do sincretismo religioso baiano.

“Esta é uma das festas mais bonitas que já vi. Uma manifestação popular e religiosa que congrega todos os tipos de credo e raça” afirmou.

Um pouco de história

O culto ao Nosso Senhor do Bonfim começou em 1745 quando a imagem do santo foi trazida pelo capitão português Teodósio Rodrigues de Farias. Dessa maneira, cumpriu promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade.

A tradição veio também deste período, quando os escravos eram obrigados a lavar as escadarias do templo antes da festa. Os negros começaram então a reverenciar Oxalá, o pai de todos os orixás. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta