A hotelaria independente do país, que corresponde a cerca de 90% dos meios de hospedagem brasileiros,  sob a liderança da ABIH Nacional, juntamente com os presidentes das ABIHs estaduais, se reuniu com o deputado federal Bacelar (Podemos/BA), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, para apresentar um panorama da grave situação que o setor vem passando no país em consequência da pandemia.

Na reunião, as entidades solicitaram  linhas de crédito e apoio na aprovação da Medida Provisória 936, que possibilita a renegociação de contratos de trabalho e a redução de jornada e salários. 

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, reforçou a necessidade da reedição da MP 944 que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos e abre uma linha de crédito especial para preservar o emprego e renda dos trabalhadores, garantir as atividades empresariais e laborais, e reduzir os impactos sociais da calamidade pública. 

“Estamos numa situação realmente difícil, com hotéis e pousadas encerrando suas atividades por todo o Brasil. A hotelaria é a base do turismo em qualquer país e, infelizmente, os hotéis que já fecharam e que por ventura fecharão, dificilmente retornarão suas operações. Precisamos de medidas imediatas que ajudem a preservar as empresas e os empregos do setor, bem como para estarmos aptos a competir pelo mercado que, reprimido por tanto tempo, quando voltar será com força total”, afirmou.

Bacelar reconheceu a importância do turismo para geração de empregos e reativação da economia e afirmou que já está articulando para agilizar o processo de votação das matérias que favoreçam a cadeia do turismo nacional. “Quero agradecer a todos vocês pela oportunidade única de conhecer os problemas reais que a indústria de hotéis vem passando, em cada canto do país, desde o inicio da pandemia. Me comprometo, desde já, a defender e fazer todo o possível para agilizar o processo de votação das MP´s que possam favorecer a cadeia do turismo nacional”, disse Bacelar.

Compartilhe com amigos
Receba as atualizações do Deputado 
direto em seu email




    Deixe uma resposta