O deputado federal Bacelar (PV/BA) reconhecido como um defensor antigo da educação brasileira apresentou um Projeto de Lei que visa fomentar doações e patrocínios a projetos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) através de deduções do imposto sobre a renda.
Esta iniciativa surge em resposta à urgente necessidade de fortalecer a formação de capital humano qualificado, essencial para impulsionar a economia nacional, e de reduzir as desigualdades educacionais no país.
Segundo o parlamentar, a capacitação profissional é fundamental para a produtividade e competitividade e desenvolvimento econômico do país. No texto, ele cita um estudo conduzido pelo Insper em colaboração com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco que demonstra os benefícios significativos da EPT para a empregabilidade e a renda. “ Os dados revelam o impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração. Países com alta oferta de educação profissional apresentam maiores taxas de emprego para indivíduos qualificados e nós precisamos fomentar isso” completa.
Bacelar argumenta que o Brasil enfrenta uma disparidade preocupante em relação à oferta de educação profissional em comparação com países da OCDE. Com apenas 11% dos alunos do ensino médio matriculados em cursos técnicos, o país corre o risco iminente de enfrentar uma escassez de mão de obra qualificada.
Diante desse cenário, o parlamentar baiano enfatiza a urgência de expandir a oferta de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil para evitar uma potencial crise de falta de qualificação. “Temos que garantir um futuro mais promissor para jovens e adolescentes que vão fazer parte do mercado de trabalho brasileiro” finaliza.