Deputado reforçou a importância de garantir recursos para áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura
Em reunião conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle, realizada nesta quarta-feira (11), o deputado federal Bacelar (PV-BA), que preside a comissão de fiscalização, elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela condução da política econômica do governo: “Temos acompanhado os seus esforços para equilibrar responsabilidade fiscal com justiça social. Isso se refletiu na apresentação do arcabouço fiscal e em medidas de aumento de arrecadação sem penalizar os mais pobres”, afirmou o deputado.
O parlamentar, no entanto, fez um alerta sobre os efeitos das metas fiscais rígidas na capacidade do Estado de investir em áreas estratégicas, como educação, saúde e infraestrutura. “Diante disso, gostaria de perguntar: como o Ministério da Fazenda está planejando garantir espaço fiscal para investimentos públicos estratégicos e programas sociais essenciais?”, questionou Bacelar, ressaltando que, sem investimento, não há crescimento sustentável. O deputado ainda afirmou que “crescer sem investir é inviável e investir sem incluir é injusto”.
A reunião foi interrompida após tumulto provocado por parlamentares oposicionistas que tentaram impedir o andamento dos trabalhos, desrespeitando a fala de colegas e a condução da presidência. Diante da baderna, o presidente da sessão, deputado Rogério Correia (PT-MG), encerrou a reunião e liberou o ministro Haddad. Ao final, Bacelar lamentou o ocorrido: “Infelizmente, atitudes antidemocráticas de uma minoria impediram o bom andamento dos debates. Perde a democracia e perde o povo brasileiro, que espera seriedade e compromisso com os temas que realmente importam”.